A importância do lúpulo para o chopp e para a cerveja

O lúpulo é um dos principais ingredientes do chopp e da cerveja, mas você aí sabe o porquê?
Se trata de uma planta com diversas espécies, e cada uma é responsável por dar uma característica diferenciada para o chopp no final do processo. As espécies podem ser divididas em lúpulo amargor e lúpulo aromático:
-
Lúpulo de amargor – conta com cerca de 10% de seu peso de ácidos alfa. Este tipo de lúpulo é colocado na mistura da bebida durante o início da ebulição e fervido por cerca de uma hora;
-
Lúpulos de aroma – contém menos ácidos alfa, cerca de 5%, e são responsáveis pelo cheiro e sabor do chopp. Já este tipo de lúpulo é colocado depois da fervura e geralmente fervido durante 15 minutos ou menos.
De acordo com seus próprios nomes é possível entendermos que os lúpulos são responsáveis por diversas características da bebida, certo? E no artigo de hoje vamos conversar sobre a importância desse ingrediente para o resultado final das nossas bebidas favoritas!
Amargor
O lúpulo é fundamental para garantir o amargor de cada tipo de chopp. Essa característica proporciona o equilíbrio entre a doçura dos açúcares do malte e o frescor do chopp.
Aroma e sabor
O aroma do chopp também é resultado da ação do lúpulo na receita da bebida. Os lúpulos aromáticos, diferentemente dos lúpulos responsáveis pelo amargor, são colocados no final da fabricação da bebida e podem fornecer diversos tipos de aroma, indo de acordo com cada tipo de chopp.
Conservação
Esta foi a primeira utilização do lúpulo para a fabricação do chopp e também da cerveja, cuidando da estabilidade e do aumento do prazo de validade da bebida. Porém, atualmente com a melhora dos processos de fabricação, a utilização do lúpulo tem menos peso nesses processos.
Gostou dessas informações? Compartilhe com seus amigos amantes de chopp e cerveja e garanta seu chopp do fim de semana com a Black Chopp agora mesmo!