DISTRIBUIDORADE CHOPP
Fale no Whats
Clique e Ligue
Fale no Whats
Clique e Ligue

Pega um chopp e curta nosso

BLOG

Tudo o que você precisa saber sobre a fermentação do chopp

Um dos principais processos da fabricação do chopp e da cerveja é a fermentação. Sem ela, não seria possível conseguir o resultado final da bebida, pois, é pela fermentação que a mistura se transforma nas bebidas que conhecemos.

No processo de fermentação as leveduras são os ingredientes principais, utilizados para consumir os açúcares do mosto e gerar o gás carbônico (CO2) e álcool da bebida, diminuindo também o pH e aumentando os aromas e sabores característicos do chopp.

No artigo de hoje, vamos conversar sobre como ocorre o processo de fermentação do chopp, para cada vez mais, você ir aprendendo como funciona a fabricação da sua bebida favorita!

 

O que acontece durante a fermentação:

· Adição da levedura nesta parte do processo, a levedura é colocada junto ao mosto. Os procedimentos precisam ser feitos da forma correta e na quantidade certa, para que a fermentação realmente aconteça, evitando que outros produtos derivados e indesejados como bactérias, surjam pela mistura.

· Ventilação do mosto fase onde o oxigênio é adicionado ao mosto para auxiliar na multiplicação da levedura, que vai assegurar que a fermentação realmente aconteça.

· Controle de temperatura em temperaturas muito baixas, a fermentação não acontece. Já em temperaturas muito altas, outros produtos podem aparecer misturados pela bebida, como o excesso de álcool, que afeta completamente o sabor.

Fases do processo de fermentação

Existem três fases que a mistura precisa passar para concluir o processo de fermentação, para ter certeza de que o chopp estará dentro do controle de qualidade.

A primeira fase é a de adaptação, que acontece depois que a levedura é adicionada ao mosto. A segunda, é a fase de crescimento, que envolve realmente o processo de fermentação. A última é a fase estacionária, onde são absorvidos os compostos gerados durante a fermentação.

 

Variações do processo

Diferentes processos de fabricação implicam em diferentes tipos de chopp, com sabores diferentes e corpos distintos. Chopps Lager, por exemplo, passam por um processo lento de fermentação, que torna a degustação da bebida mais limpa e feita para ser apreciada com pratos leves.

Já chopps Ale, contam com uma rápida fermentação, que gera uma bebida com um sabor mais forte, ótimas para serem apreciadas com carne.

 

Gostou de saber mais sobre a fabricação dos chopps e das cervejas? Esperamos que você possa ter entendido melhor sobre o funcionamento desses processos!

Fique de olho em nosso blog para aprender cada vez mais detalhes interessantes da nossa bebida favorita.

VEM NA BLACK?

Nosso endereço:
Rua Antônio Claudino, 188,
Pinheirinho, Curitiba - PR, CEP 81870-020

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas novidades e ofertas no seu email!
Please fill the required field.