• Danielle Laís

14 curiosidades sobre o chopp

Uma das bebidas mais antigas do mundo carrega diversas curiosidades e fatos interessantíssimos que com certeza você ainda não sabe!

No artigo de hoje você vai conhecer mais sobre essa bebida tão importante na nossa história e que está nos acompanhando há muito tempo.

1 – A palavra “chopp” é alemã, e serve para designar uma medida de volume equivalente a 300 ml. Com o passar do tempo, chopp passou a identificar a bebida, mas apenas aqui no Brasil fazemos essa diferenciação entre chopp e cerveja, para dar destaque aos diferentes processos de fabricação.


2 – Nos dias de hoje é difícil imaginar nossa vida sem uma geladeira, mas você sabia que foi por causa do cerveja que esse eletrodoméstico foi criado?

A geladeira foi criada em 1854, por James Herrison, contratado por uma cervejaria australiana para desenvolver um sistema de refrigeração para as mercadorias.


3 – O chopp e a cerveja são comprovadamente saudáveis!

Segundo uma pesquisa realizada no estado da Califórnia nos Estados Unidos, consumir diariamente até 25 g de álcool pode melhorar a saúde das artérias e aumentar a proteção do coração, fortalecendo os músculos e prevenindo alguns tipos de câncer.


4 – O chopp é a terceira bebida mais popular no mundo todo, perdendo apenas para a água e o chá. Então, se for em outro país não precisa se preocupar, com certeza ele estará te esperando!

Também é a bebida alcoólica mais popular do mundo. Apenas em 2016, foi indicado que a população mundial consumiu aproximadamente 50 bilhões de galões.


5 – Na Idade Média, a bebida era uma parte necessária na dieta das pessoas, por conter um alto valor nutricional. Também levava o nome de "pão líquido" pelo mesmo motivo.


6 – No Egito Antigo, documentos listam 17 tipos diferentes do chopp. Levavam nomes como “portador de alegria” e “celestial”. Sempre sendo associado a bons momentos, e se mantendo assim até hoje.


7 – Já na antiga Mesopotâmia, associavam a bebida a religião e rituais, acreditando que ela possuía poderes especiais.


8 – Cenosilicafobia é o medo de um copo de chopp vazio.


9 – A Lei da Pureza da Cerveja, originalmente conhecida como “Reinheitsgebot”, surgiu em 23 de abril de 1516, a partir da promulgação do duque Guilherme IV da Baviera.

Essa lei é considerada como a primeira lei de controle de qualidade, padronizando que a cerveja só deveria ser fabricada com água, malte de cevada e lúpulo.

Atualmente, ainda é muito importante na fabricação de diversos tipos de cerveja e chopps puro malte, mas a criatividade do cervejeiro conseguiu ir além e desenvolver tipos diferentes dessa delícia.


10 – Na Rússia, a cerveja só passou a ser considerada uma bebida alcoólica após 2013.


11 – Festas políticas na Argentina garantem suas próprias marcas da bebida.


12 – No século XIII, noruegueses batizavam suas crianças com chopp.


13 – Já na Áustria, é possível nadar em piscinas de cerveja.

Primeira piscina de cerveja na Áustria.

14 – A cervejaria mais antiga do mundo é a alemã Weihenstephan. Ela fabrica a bebida desde o ano 800, e faz a venda desde o ano de 1040.


Curiosidades e fatos interessantes sobre o chopp não faltam! Afinal de contas, uma bebida tão tradicional e presente nas nossas vidas tem muita história para contar.

Bateu vontade de pedir um chopp? Entre em contato agora mesmo com a Black Chopp e garanta já o seu!

3 visualizações

© BLACK CHOPP - Todos os direitos reservados. Cnpj: 18.202.628/0001-35

romper
Logo ROMPER publicidade