• Danielle Laís

Diferenças: CHOPP X CERVEJA


Já sabemos que o brasileiro gosta mesmo de um chopp e uma cerveja gelada! Mas muitos não têm a menor ideia da diferença entre eles e acreditam que esteja apenas no local onde estão armazenadas.

Mas vamos falar sério? Um bom apreciador sabe que é bem mais do que isso. Quer saber mais sobre o assunto para ser aquele especialista no rolê? Vem com a gente!


FABRICAÇÃO

No início da história dessas bebidas, cerca de 6000 a.C., não tinha diferença alguma entre chopp e cerveja, inclusive a palavra chopp surgiu depois de vários anos para dar nome a medida de 300ml, mas no fim das contas virou mesmo o nome da bebida que conhecemos e amamos.

Hoje em dia, a maior parte das cervejarias diferencia os dois pelo processo de fabricação.

O chopp é consumido fresquinho, logo após a maturação dos ingredientes e sem receber antioxidantes, conservantes e colorantes, já a cerveja, passa pelo processo de pasteurização antes de ser consumida, onde é aquecida a 60ºC e depois, resfriada drasticamente.

O processo de pasteurização que a cerveja é passa é usado para prolongar a vida da bebida, por isso que ela é fácil de ser comercializada. Agora que você, como um bom apreciador de chopps e cervejas sabe, o processo de pasteurização mudou completamente as bebidas, os produtos não são os mesmos.


VALIDADE ENTRE OS PRODUTOS

Como já falamos para você antes, o chopp deve ser consumido fresco logo após ser feito. Você pode tomar ele logo após o seu processo de maturação, e ele dura em média 10 dias.

Já a cerveja, tem vida útil de 6 meses à 1 ano, por causa de todo aquele processo de pasteurização, adição de antioxidantes, conservantes e os colorantes que a gente já falou.


SABOR

Você como bom apreciador já sabe da diferença entre o sabor entre um chopp gelado e uma cerveja, mas sabe exatamente por que ocorre essa mudança? Ela está diretamente ligada ao processo de pasteurização, filtração e na adição das substâncias na cerveja. Por isso, comparando a cerveja e chopp, você sente uma grande diferença no sabor.

No processo de pasteurização que a cerveja passa, ela já é engarrafada e passada por um “choque térmico”. Isso influencia no fato de que no fim das contas, a cerveja fica bem menos cremosa que o chopp.

Já o chopp, sempre acaba se destacando por ser bem mais cremoso que a cerveja, tornando a apreciação dessa bebida ainda melhor. Essa cremosidade é causada pela adição do gás carbônico extra na bebida direto na torneira. Assim, desde o primeiro gole, você sente o chopp com frescor e leveza.


ENVASAMENTO

Para manter a pressão do seu chopp seja mantida, o envase é feito em barris de aço inox, indo de 10 a 50 litros. Já o envase da cerveja, é apenas feito em garrafas ou latas, para facilitar o consumo, transporte e armazenamento da bebida.


Depois de trocarmos essas ideias você está pronto para pedir aquela gelada sabendo muito sobre as diferenças de cada uma, para aproveitar o fim de semana da melhor maneira possível!

10 visualizações

© BLACK CHOPP - Todos os direitos reservados. Cnpj: 18.202.628/0001-35

romper
Logo ROMPER publicidade